O turismo no sul é bastante rico e conta com diversas belezas e paisagens. Os que se aventuram pela região, encontrarão opções para a prática de turismo ecológico, no Parque Nacional do Iguaçu com a oportunidade de ver as famosas Cataratas; As praias, das quais se destacam em Santa Catarina, as de Florianópolis, Balneário Camboriú, Barra Velha, Canasvieiras, dentre outras; o turismo histórico, com as impressionantes ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, além de outros locais como a cidade da Lapa, Morretes e Antonina, no Paraná.
As opções não param por ai, no inverno, uma das alternativas é visitar a serra catarinense, com temperaturas que podem ficar abaixo de zero graus, trazendo neve, além das serras gaúchas com belíssimas atrações em Gramado e Canela. Por toda a região, é possível escolher opções de cidades turísticas.
Santa Catarina é um estado que possui diversas belezas naturais distribuídas entre suas praias, montanhas, ilhas e baías. Além disso, conta com cidades históricas como Joinville e Florianópolis, que atraem diversos visitantes todos os anos. No verão, eles são atraídos para as praias e pelo intenso sol que atinge a região. Mas, para quem deseja conhecer as tradições dos primeiros imigrantes, basta ir ao Vale Europeu ou ao Caminho dos Príncipes.
Na época do frio, as cidades turísticas serranas recebem os amantes de um clima mais gelado e acabam se deparando com a presença de geada e neve. As paisagens da serra cercada por uma floresta de araucárias, vales, campos, rios, cânions são capazes de encantar os visitantes, sendo um dos pontos de parada obrigatória: a Serra do Rio do Rastro, o Morro da Igreja e a Serra do Corvo Branco.
As cidades litorâneas mais visitadas são Garopaba, Balneário Camboriú e Bombinhas. Outros destinos procurados são as cidades de Chapecó, Itajaí e São Carlos.
A capital do estado, também chamada de "Ilha da Magia", conta com várias atrações turísticas, sendo um dos destinos mais procurados suas praias (como Jurerê, Ingleses, Canasvieiras, Armação, etc.), ideais para a prática de surf e outros esportes. Dentre os principais pontos turísticos estão a Ponte Hercílio Luz, a Lagoa da Conceição, além de museus, trilhas, centros culturais, etc.
É uma cidade tradicional de Santa Catarina com belíssimas construções que reúne cultura, história, arquitetura e cerveja. Tanto é que ela é a dona da Oktoberfest, um festival germânico que acontece em outubro, popular pelo seu concurso de chope.
É uma cidade onde a paisagem urbana e campestre se complementam. Sendo um dos polos industriais de Santa Catarina, há destaque para a realização de eventos e negócios. É preocupada com as questões ambientais e muito sustentável, trabalhando na preservação da Mata Atlântica. Existem várias opções de lazer e pontos turísticos em Joinville, dentre eles estão o Museu Nacional de Imigração, passeios e esportes radicais (trekking, rapel e tirolesa no Castelo do Bugres), turismo rural, eventos culturais como o Festival de Dança de Joinville, dentre outros.
Cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina que possui como principal atração a Praia Central de Camboriú, muito procurada para a prática de esportes, pesca, corridas e caminhadas. É um município badalado com museus, turismo ecológico e outras opções de lazer.
Pontos Turísticos Famosos:
O turismo no Paraná é baseado principalmente em seus Parques Nacionais. Os principais são o Parque Nacional do Superagui e Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, com milhares de quedas d'água que atraem muitos visitantes todos os anos.
Para quem deseja ir ate às praias do Paraná, as mais requisitadas são as de Guaratuba, Praia do Leste e Pontal do Paraná. Os interessados em arquitetura e cultura histórica podem procurar a primeira cidade fundada do estado: Paranaguá.
A capital, Curitiba, é considerada uma das mais sustentáveis da América Latina, sendo ela uma das cidades mais belas e limpas do país. Além disso, é preservada, e guarda um centro histórico belíssimo com praças e parques de tirar o fôlego. Dentre os diversos monumentos e pontos turísticos pode-se citar o Relógio das Flores, o Teatro Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer.
Esse município é dono de uma das mais visitadas belezas do Brasil, as Cataratas do Iguaçu. A cidade faz fronteira com o Paraguai e a Argentina e ambos, desfrutam das maravilhas do rio Paraná. Dentre os pontos turísticos estão o Itaipu Binacional, com visitas para conhecer o complexo turístico de Itaipu, o rio Iguaçu, o parque das aves, dentre outros.
Saiba mais sobre as Cataratas do Iguaçu
As Cataratas estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu. Elas são formadas pelas quedas do rio de mesmo nome e podem chegar a 80 metros de altura.
O parque é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e recebe muitos visitantes. Os turistas que procuram aventura encontrarão diversas opções de esportes radicais e lazer. Para chegar às corredeiras, é necessário percorrer uma trilha até às margens do rio Iguaçu e ingressar em um barco que realizada a subida para ver essas maravilhosas quedas.
A Ilha do Mel está localizada na Baía de Paranaguá. Ela foi tombada como Patrimônio Ecológico da Humanidade, pela sua exuberante beleza cercada por ecossistemas de restinga e Floresta Atlântica. Para chegar até a ilha basta realizar a travessia de barco a partir de Paranaguá ou Pontal do Panamá. Para os visitantes que desejam mais aventura, existem locais para a realização de trilhas e caminhadas. É importante saber que não há iluminação pública e as ruas são cercadas por areia, por isso, não há como andar de carro. As principais atrações são as praias selvagens e o Forte Nossa Senhora dos Prazeres.
Pontos Turísticos Famosos:
O Rio Grande do Sul possui diversas opções turísticas para os visitantes. As características europeias do estado, as festas típicas, com uma das mais belas praias do Brasil e o clima frio são os principais atrativos para os visitantes.
As praias mais procuradas estão nas cidades de Capão da Canoa, Torres e Tramandaí. Para os que buscam um turismo histórico, é interessante visitar as ruínas por onde passaram índios e jesuítas durante o século XVII.
As cidades da serra gaúcha são uma das atrações mais visitadas pelos turistas. O clima frio, os chocolates e as características europeias de localidades como Canela e Gramado são um dos motivos para a visitação. Além disso, nas regiões serranas, ocorre a prática do ecoturismo. Na fronteira do estado com Santa Catarina, está situado o maior conjunto de cânions do Brasil que fica entre o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral.
Gramado é conhecida pela maior infraestrutura do estado do Rio Grande do Sul. Ela é muito visitada pelos turistas, por conter uma arquitetura charmosa com cafés coloniais, hotéis fazenda aconchegantes, restaurantes e hotéis espalhados pela cidade. Os turistas são atraídos para a cidade, principalmente na época do Festival de Cinema de Gramado e durante o Natal.
A cidade de Pelotas é muito visitada pelos turistas na época da Feira Nacional do Doce (Fenadoce), que ocorre todos os anos e conta com os famosos doces de origem portuguesa. A Igreja do Redentor, Grande Hotel, Catedral São Francisco de Paula e Caixa D'Água de Ferro são alguns dos seus principais monumentos.
O turismo na cidade de Porto Alegre vem ganhando cada vez mais espaço em sua economia. A capital do Rio Grande do Sul possui vários pontos turísticos que conquistam os visitantes como belezas naturais, pontos históricos, centros de alta tecnologia, espaços de arte, além de uma vida noturna agitada com bares tradicionais e casas noturnas.
A cidade de Cambará do Sul é também popularmente conhecida como "terra dos cânions" e "capital do mel". Mesmo sendo uma cidade pequena, ela é famosa por registrar recordes de baixas temperaturas no inverno, podendo ser acompanhadas de neve. Entre os seus principais atrativos turísticos estão o Parque Nacional de Aparados da Serra e Parque Nacional da Serra Geral.
A cidade de São Miguel das Missões é conhecida e muito visitada por guardar a mais preservada missão jesuítica do Brasil, as Ruínas de São Miguel, que foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983.
Caxias do Sul é muito conhecida por realizar tradicionalmente a Festa da Uva, que tem fortes raízes folclóricas e atrai cerca de um milhão de pessoas. Outras atrações muito visitadas pelos turistas são a Catedral Diocesana, a Igreja São Pelegrino e o Museu de Ambiência Casa de Pedra.
Canela é uma cidade encantadora com clima ameno, sendo famosa por suas tradições europeias e pela preocupação em preservar a natureza com seus vários parques naturais. A Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral da Pedra são algumas das mais belas atrações turísticas que a cidade oferece.
Nova Petrópolis está localizada nos altos da Serra Gaúcha e se destaca por sua paisagem exuberante, casarões antigos, praças e jardins. A pequena cidade possui uma série de atrações turísticas como Labirinto Verde, Morro da Árvore, Praça das Flores, Pinheiro Milenar, dentre outras.
São Lourenço do Sul foi colonizada por alemães e se destaca como uma das mais bonitas cidades da Costa Doce. O turismo na cidade vem tomando cada vez mais espaço devido a boa infraestrutura de hotéis, pousadas e cabanas. A praia das Ondinas, praia da Barrinha e a praia das Nereidas são algumas das mais visitadas pelos turistas.
Pontos Turísticos Famosos: