logo.gif



 
Região Sul
Relevo e Clima da Região
Economia da Região Sul
Cultura e Folclore
Turismo na Região Sul
Comidas Típicas
Fale Conosco
Mapa do Site

   
 



Relevo e Clima
Clima

Os três estados brasileiros pertencentes à Região Sul possuem as cidades turísticas mais frias do Brasil. O clima da região é subtropical, com incidência de geadas, podendo, em casos extremos, nevar em algumas cidades. Os ventos que atingem essas localidades costumam interferir no clima. Quando ocorrem durante o verão, recebem o nome de ventos alísios e vem do sudeste; já no inverno, os ventos recebem o nome de minuano ou pampeiro e surgem de massas de ar do Polo Sul.
clima-da-regiao-sul.jpg
Localizada abaixo do trópico de Capricórnio, a região pertence a uma zona temperada com uma temperatura média entre 14º e 22ºC anualmente. Nas localidades com clima mais tranquilo, a vegetação predominante são as florestas de araucárias, mas também se encontram pradarias e campos naturais, conhecidos como pampas. O clima mais frio da região é apontado como um dos motivos para o grande número de imigrantes que foram para lá.

Vegetação


As florestas da região sul podem ser divididas em: Floresta Atlântica, Floresta de Araucárias e a Floresta da Bacia do Paraná-Uruguai. A Floresta Atlântica pode ser avistada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já as Florestas de Araucárias podem ser encontradas no interior dos estados e são exploradas pelos madeireiros. A Floresta do Uruguai se encontra próxima ao Rio Paraná.

Araucárias: Muito comum no Planalto Meridional, esse tipo de vegetação se tornou escassa com o grande uso da terra para extrativismo e agropecuária. A vegetação é aciculifoliada com madeira do tipo que é usada nas fábricas de papel e papelão. São encontradas principalmente na região sul com pouca incidência de flores nessa localidade. Desse tipo de mata pode-se extrair pinheiro-do-paraná, usado em marcenaria e a erva-mate para fazer o chimarrão.

Pradarias: Por se tratar de uma vegetação com clima subtropical, recebe influências da massa polar atlântica. Localizado na região dos Pampas onde se encontram criações bovinas e utilização da agricultura. São divididas entre altas, mistas e médias.

campos.jpgRelevo

O relevo dessa região é bem diversificado e possui planícies, depressões e planaltos. O local mais alto se encontra no Paraná, o Pico Paraná, com cerca de 1922 metros de altitude. É dividido entre planalto Atlântico e Meridional.

Planalto Meridional:
Abrange grande parte da região com o solo recoberto por arenito e basalto.

Planalto Atlântico:
Esse tipo de planalto pode ser encontrado nos estados de Santa Catarina e Paraná e também recebe o nome de cristalino.

Quando o assunto é a hidrografia, a região sul é banhada pelas bacias hidrográficas do Uruguai, do Paraná e do Atlântico Sul. Os rios que mais se destacam são os rios Jacuí (RS), Itajaí (SC), Iguaçu (PR), Paraná (onde foi construída a hidrelétrica de Itaipu) e o rio Uruguai (RS). São muito utilizados para irrigar terras para agricultura, gerar energia, abastecer as cidades e para navegação.