logo.gif



 
Região Sul
Relevo e Clima da Região
Economia da Região Sul
Cultura e Folclore
Turismo na Região Sul
Comidas Típicas
Fale Conosco
Mapa do Site

   
 



Economia
A região possui uma economia baseada principalmente no setor industrial, devido às suas exportações e pelo fato de seus estados fazerem fronteira com países da América do Sul. As cidades que mais abrigam as empresas são Curitiba, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nessas capitais, há um grande número de montadoras de carrosque oferecem milhares de emprego aos moradores.

setor-econômico-da-região-sul.jpg O setor elétrico é desenvolvido graças a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo. Outro setor bem colocado na região é a agroindústria, com a produção de alimentos (milho, arroz, soja, cebola, maçã, dentre outros.). Já a agropecuária é bastante valorizada, pois a vegetação típica do local facilita a criação de bovinos, aves e suínos. Outro ponto da economia sulista é o extrativismo de madeiras (cedro e pinheiro) e erva-mate.

O estado do Paraná possui uma economia variada e por isso é uma das melhores do Brasil. Ela está baseada principalmente na agricultura, pecuária, mineração e indústria. No Paraná, o solo fértil ajuda na produção de produtos como trigo, milho, algodão e café. Na pecuária, o número expressivo de seu rebanho ajuda na produção e venda de carnes e leites. A mineração do estado fica por conta da extração de minérios como ouro, cobre, mármore e ferro. O estado ainda conta com um parque industrial em Curitiba, sua capital.

Em Santa Catarina, a economia é baseada em atividades como o extrativismo, a agricultura, a pecuária, a pesca e o turismo, sendo que é um dos estados mais ricos. Na indústria, o estado mantém empresas em diversos ramos  e duas das principais indústrias alimentícias do Brasil.
 
No ramo da extração, destacam-se as reservas de carvão, fluorita, argila e quartzo. A agricultura do estado produz alimentos como soja, fumo, feijão, banana, cebolas, maçãs, uvas, aveia e cevada. Já a pesca e a pecuária são uma das principais bases dessa economia. Outra vertente da economia de Santa Catarina é o turismo que atrai milhares de visitantes todos os anos.

economia.jpgA economia do Rio Grande do Sul teve influência das características de seus imigrantes e atualmente aparece entre as mais importantes do país. O PIB do estado tem aumentado gradativamente nos últimos anos. Primeiramente, aparece o setor de serviços seguidos pela indústria e a agropecuária na produção de grãos como soja, arroz, milho e trigo. Além disso, os gaúchos possuem um grande rebanho de bois e uma extensa criação de aves.

Indústria

Paraná: Papel, celulose, fabricação de caminhões e automóveis, eletrodomésticos e agroindústria.

Santa Catarina: Produção de carnes e fabricação de calçados e roupas de marca.

Rio Grande do Sul:
Petroquímica, produção de carros, calçados, vinhos e alimentos.